Tempero Filmes: O HOMEM QUE CUIDA

13/06/2020

O HOMEM QUE CUIDA

O HOMEM QUE CUIDA  [El hombre que cuida]
(Ficção / HD / 75 min / 2017 )



Sinopse:
Em Palmar de Ocoa, uma pequena vila de pescadores localizada na República Dominicana, Juan trabalha como vigia e caseiro, cuidando de uma casa de veraneio e fins de semana de uma rica família da capital do país, só frequentada pelos proprietários esporadicamente. Na vila, todos conhecem a história de Juan: um homem de coração partido que se transformou em piada depois que sua esposa engravidou de outro homem. Desde então, ele se refugiou no trabalho e vive recluso cuidando da mansão. Um dia, sem aviso prévio, o filho do dono casa chega acompanhado de um amigo estrangeiro e uma garota do povoado, dispostos a viver um fim de semana de festas e orgias. Juan tenta seguir desempenhando seu trabalho e servir ao filho do patrão, ao mesmo tempo em que lida com seus próprios problemas amorosos e busca descobrir novos rumos para sua vida.

Ficha técnica:
Elenco: Héctor Aníbal, Julietta Rodrígues, Yasser Michelén, Héctor Medina, Paula Ferry, Eyra Agüero Joubert, Archie López
Direção: Alejandro Andújar
Produção: Amelia del Mar Hernández
Coprodução: Annabele L. Mullen, Leo Ayres e Marcos Pimentel
Roteiro: Alejando Andújar e Amelia del Mar Hernández
Fotografia: Gabriel Valencia
Som Direto: Giordano Lima
Montagem e colorização: Eduardo Resing e Juanjo Cid
Coprodução: El Balcón Producciones (República Dominciana), Tempero Filmes (Brasil) e Cultura Capital (Porto Rico)


Prêmios:
Prêmio Yellow Robin Award de Melhor Filme no Festival de Rotterdam Curaçao (CIFFR), Indicado em 5 categorias dos Prêmios Platino (Melhor Filme Ibero-americano de Ficção, Melhor 1º Filme de Ficção Iberoamericano, Melhor Interpretação Masculina, Melhor Montagem, Melhor Direção de Fotografia.

Festivais:
Exibido na Mostra Bright Future do Festival de Rotterdam 2018 (Holanda), no Cine Ceará 2017 (Brasil), 27° DURBAN INTERNATIONAL FILM FESTIVAL (África do Sul), 39º FESTIVAL DEL NUEVO CINE LATINOAMERICANO DE LA HABANA (Cuba), 67º MANNHEIM-HEIDELBERG INTERNATIONAL FILM FESTIVAL (Alemanha), 43º FESTIVAL DE CINE IBEROAMERICANO DE HUELVA (Espanha), 34º CHICAGO LATINO FILM FESTIVAL 2018, 15º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINE DE MORELIA, 33º WARSAW INTERNATIONAL FILM FESTIVAL (Polônia).