Tempero Filmes: Novidades

16/06/2020

Novidades


Os últimos anos foram bem intensos aqui na TEMPERO.


Em 2017, o longa-metragem A PARTE DO MUNDO QUE ME PERTENCE conquistou o prêmio de Melhor Filme da “Premiere Brasil NOVOS RUMOS” no Festival do Rio. Depois, ganhou o prêmio de Melhor Longa Documentário no 2º Indian World Film Festival, na Índia. Em 2019, o filme chegou às salas de cinema do Brasil pela distribuidora Olhar de Cinema, sendo muito bem recebido por crítica a público.


Ainda em 2017, a série DIÁRIOS SOBRE O CORPO e o telefilme AS BATALHAS DA FÉ foram exibidos em 220 emissoras públicas de TV (culturais, educativas, universitárias e comunitárias) de todo território nacional. Atualmente, DIÁRIOS SOBRE O CORPO pode ser visto no Amazon Prime Video: https://www.primevideo.com/detail/Di%C3%A1rios-Sobre-o-Corpo/0KAFS4YZ3T0G55PR1PIQ20A1QN


Também em 2017, estreamos nossa 1ª co-produção internacional. O longa-metragem de ficção O HOMEM QUE CUIDA (República Dominicana - Porto Rico - Brasil) foi exibido em importantes festivais internacionais, como Roterdã, Varsóvia, Mannheim-Heldelberg, Chicago, Havana e Huelva. O filme ganhou o prêmio Yellow Robin, no Festival de Curaçao e foi indicado a cinco categorias dos Prêmios Platino. Em 2019, chegou às salas de cinema do Brasil pela distribuidora Esfera.


Ainda rolou MINISTRINHO VOOU, documentário musical sobre um tradicional músico e compositor juiz-forano e FAMÍLIA MUNIZ, documentário sobre Congado feito para um edital de patrimônio imaterial do Museu da Imagem e Som de BH, ambos exibidos pela Rede Minas de Televisão. E o curta-metragem de ficção AURORA, que foi exibido na Espanha nos festivais de Huesca e MADRIFF – Madrid Indie Film Festival e percorreu vários festivais brasileiros, como Curta Cinema e Festival de Curtas de BH. 


Em co-produção com a Globo Filmes, realizamos DIA DE REIS, Especial de Natal da Globo Minas, exibido na véspera do Natal de 2018 e também reprisado na grade da emissora no Natal de 2019. Atualmente, é possível conferir o filme na programação do Canal Brasil e também no GloboPlay:
https://globoplay.globo.com/dia-de-reis/t/f6mQtYMN6V/


Em novembro de 2019, o longa-metragem FÉ E FÚRIA fez sua estreia mundial no IDFA – Amsterdã, maior festival de documentários do mundo. Depois, tivemos a estreia nacional na Competitiva Oficial da “Premiere Brasil” do Festival do Rio, onde o filme despertou calorosos e emocionantes debates. O longa foi também selecionado para o Recontres de Toulouse da América Latina / CINÉLATINO e o Millennium Docs Against Gravity Film Festival (Polônia). Neste momento, o circuito de festivais e mostras de cinema anda meio tumultuado devido a pandemia da Covid-2019, mas esperamos, em breve, voltar a mostrá-lo para o público. A previsão é que este filme chegue às salas de cinema do Brasil no 1º semestre de 2021, pela distribuidora Embaúba.


Pra terminar, temos 2 obras no forno, em processo de finalização. O longa-metragem PELE é um documentário experimental sobre a interação entre os habitantes das cidades e as narrativas urgentes das ruas expressas nos muros e paredes de concreto. OS OSSOS DA SAUDADE é um longa-metragem documentário sobre a ausência, narrado a partir das vivências de pessoas que experimentam sentimentos de falta e distância, espalhados por Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde.


Em breve, esperamos mostrá-los pra vocês!